Wikipedia:A proposito/pt

< Wikipedia:A proposito

Esta parte da Wikipedia está em Interlingua. Para mais informações sobre a língua Interlingua, em português, veja:

Existem diversos cursos gratuitos de Interlingua na internet:

Alguns sítios para aprender mais sobre Interlingua em português:

Acerca da InterlinguaModificar

A herença lingüística comum da Europa e das Américas é greco-latina. O latim que sobreviveu nas línguas modernas foi registrado numa obra publicada pela Associação Internacional para uma Língua Auxiliar (IALA) após uma série de estudos realizados pro lingüistas profissionais entre 1924 e 1951.

O resultado é chamado interlíngua, e a sua gramática está simplificada ao máximo necessário. Um europeu culto compreende imediatemente qualquer texto técnico ou científico em interlingua e aprende o seu uso em muito pouco tempo.

A sua utilidade prática está demonstrada como idioma para resumos de artigos em outras línguas em publicações científicas, sobretudo no campo da medicina, bem como idioma único em conferências internacionais.

Ao contrário do esperanto, Interlíngua não contém palavras inventadas, prefixos o sufixos artificiais, construções sintáticas estranhas às linguas da Europa, o caracteres especiais que tornem difícil a sua composição tipográfica.

Para as populações de África e da Ásia, interlingua pode ser utilizada como uma chave para iniciação nas línguas ocidentais; a interlíngua é de facto o seu denominador comum.

Emfim, na aprendizagem de línguas estrangeiras, a interlingua, graças ao seu vocabulário, permite o reconhecimento do vocabulário internacional, sendo uma preparação excelente para o estudo das línguas românicas e para o estudo avançado do inglês.